sábado, 21 de junho de 2008

O Segredo


Já todos ouvimos falar do "Segredo". Aquele livrinho com um título obscuro e com um design obscuro, que apenas nos promete a felicidade eterna, obrigando-nos a desfolhá-lo e, em muitos casos, a comprá-lo. Eu não li o livro mas ouvi dizer que o Segredo é imaginar com muita força que queremos algo, bastando isso para o conseguirmos. Acho uma ideia fantástica! Eu não percebo porque não prestam mais atenção a estes autores. Sim, senhor. Eu acho mesmo que eles não têm a atenção que merecem. Acho que para além daqueles milhões de leitores que engolem entusiasticamente todas as patranhas que lhes impingem eles merecem muito mais, visto que este livro tem o potencial para mudar o Mundo!

Pode revolucionar, por exemplo, a ajuda humanitária. Em vez de comida e medicamentos, porque não distribuir a estas pessoas cópias do "Segredo"? São mais leves do que sacos de arroz e valem mais do que sacos de arroz. Ao lerem o "Segredo" as pessoas poderiam desejar os sacos de arroz que quisessem e desejar que as minas antipessoais desaparecessem que isso aconteceria. Penso que passado algum tempo o Darfur adquiriria um nível de desenvolvimento superior ao da Suécia. Será que ninguém, entre os milhões de pessoas que consumiram esta jóia da literatura, desejou isto? Será que as pessoas que lêm livros de auto-ajuda são egoístas? "Em vez de desejar o fim da pobreza, vou desejar uma marquise e um Fiat Punto". Se calhar o segredo era oferecer o "Segredo" às misses! Essas sim, são altruístas e estão genuinamente preocupadas com o Mundo só que, infelizmente, não sabem ler... Acho incrível a possibilidade de alguém ter na sua mão o Segredo para mudar o Mundo e torná-lo num sítio melhor e optar por umas férias em Benidorm... Se calhar é mesmo um mundo que não vale a pena mudar...

E tenho outra questão para o Sr. Segredo:

- Sr. Segredo, imaginemos que o Sr. A deseja um milhão de euros, um Lamborghini e uma amante sueca e o Sr. B deseja que o Sr. A não tenha um milhão de euros, um Lamborghini e uma amante sueca, quem ganha?

Se ficar tudo na mesma ganha o Sr. B (o invejoso), se não ficar tudo na mesma ganha o Sr. A (o ganancioso)... Como se resolve isto, Sr. Segredo? Como se faz essa opção pelos desejos de um em detrimento dos desejos de outro? Avaliam quem merece mais e quem merece menos?

E se eu desejar com muita força que se queimem todos os exemplares do Segredo? Como resolvem este dilema entre o desejo de uma pessoa e a vossa necessidade de enriquecer à custa da esperança e da ganância de milhões de pessoas?

Confesso que, perante esta auto-ajuda do "Segredo", preferiria a auto-ajuda de Severiano Alambique. Apesar de duvidosa, resultaria mais...

23 comentários:

reb disse...

Adorei o teu texto sobre o segredo :)

Eu tb já tinha pensado nisso: imagina que A quer namorar com B, que, por sua vez, quer namorar com C, cujo maior desejo é conquistar A ?
Todos seguem à risca as indicações do "segredo", concentram-se diariamente em posição de lótus ( imagino que seja assim) e dizem repetidamente, qual mantra, o nome do desejado. Agora imagina as vibrações que se cruzarão no campo magnético, e os curto-circuitos que isso poderia provocar :))

Woody disse...

Grande confusão! Não imagino como é que as forças por detrás do Segredo reagiriam a isso... Não sei qual será o mecanismo em causa: se for um mecanismo do tipo "autarquia" ganharia aquele que estivesse melhor colocado, que fosse familiar da pessoa responsável, que pertencesse ao partido no poder, que se movimentasse melhor nesse meio, que subornasse, se fosse um mecanismo tipo "Bush" ganharia o que estivesse melhor armado... Ou seja, tudo soluções um pouco incoerentes com um princípio de paz interior, espiritual, etc. É impossível haver justiça numa situação destas.

Para mim, o pior deste tipo de livros é venderem às pessoas a ideia de que é tudo possível. Não acho que tudo seja possível e acho que é perigoso pensar assim. É claro que devemos acreditar e devemos lutar pelos nossos objectivos, mas sempre conscientes que a vida não é tão linear, nem tão simples como a vida de algum self made man que algum dia acordou e disse que ia ganhar um milhão de dólares.

reb disse...

Tal como tu, eu acredito que há um fundo de verdade nisso. Aliás mtos estudos se vão fazendo sobre a força mental que temos e que nos faz ultrapassar situações inimagináveis, ou mesmo adiar a morte, lutando contra uma doneça fatal...
Agora essa patetice de dizer que basta querermos ser ricos, que passamos a atrair dinheiro....blhaccc
Acredito mais no professor karamba :)))

Woody disse...

O Professor Karamba acaba por ser mais do mesmo... Acho que o Segredo é mais uma maneira de pôr à venda nos escaparates dos supermercados algo que ainda não se pode comprar: a felicidade.

reb disse...

AH, mas o que não sabes é que o professor karamba vende a felicidade total: seja afectiva, material ou de saúde...
Por isso é que não percebo esta paranóia do segredo. que fazem eles que o karamba não fizesse há décadas?

idadedapedra disse...

Ah, mas esse é o best seller deste verão: o segredo do prof karamba...

Iris Restolho disse...

Eu ando há que tempos para escrever algo sobre o Segredo, mas valores mais altos se têm levantado até agora e... agora já não preciso.

Quanto à vossa pergunta. (sim, fui estúpida o suficente para ler o segredo... maltida seja por ser uma leitora compulsiva... que perca de tempo), ganha quem faz o pedido pela positiva.

Segundo o segredo não se pode desejar na forma: "quero que não haja guerra!". Assim, uma vez que existe o NÃO na frase, o desejo não acontece. O desejo acontece se desejar na forma: "Quero paz!

Assim sendo o Sr. B, como deseja que o Sr A, NÃO tenha algo... perde.

Como será possível tentar dar lógica a algo absurdo?!

Woody disse...

E se o Sr. B não desejar a negação dos desejos do Sr. A mas sim que lhe caia um raio em cima? É um pedido pela positiva e invalida que os desejos do Sr. A se realizem... É sempre possível dar a volta... Mas, como dizes e com mais autoridade porque leste o livro, é dar lógica ao absurdo...

Acho que devias escrever o post na mesma :) É sempre interessante a perspectiva de alguém que leu o Segredo e não considera que este mudou a sua vida... eu tenho medo de ler porque tenho medo que isso me aconteça e, sem dar por ela, tornar-me num milionário da área dos enchidos que dá conferências sobre o poder positivo de acreditar... Tudo menos isso!

reb disse...

Eu não acredito em bruxedos, pero que los hay los hay :)
Não li o livro, mas recebi um mail baseado nessas "teorias". E como vinha enviado de uma pessoa que respeito, lá me concentrei, com toda a força que fui capaz e pedi um desejo:))) Como se estivesse ali a lâmpada de aladino :)
Não era nada de extraordinário, não pedi para ganahr o euromilhões...pedi algo de razoável e possivel de acontecer sem grande magias.
Na realidade, passados 2 dias aconteceu :))

Fiquei de sorriso amarelo na cara :)
Contente e desconfiada ao mesmo tempo :)
e esta hein? ;)

Woody disse...

A sério? Comigo não funciona mesmo... Desde os 8 anos que quero ser número 10 do Benfica e nunca consegui (nem me parece que vá conseguir)...

Agora a sério, acredito que essas teorias tenham algum fundamento... O facto de querermos muito uma coisa já é um bom avanço no sentido de a conseguirmos. A minha questão é que o pessoal da auto-ajuda reivindica esses méritos para eles... Mas se ajudarem as pessoas, tanto melhor! Nada contra... Desde que não entrem por caminhos duvidosos, do género de tentar convencê-las que é uma boa ideia tentar curar o cancro só com a energia do pensamento...

reb disse...

Hoje em dia proliferam essas teorias do pensamento positivo e da força da mente,e o irritante é que isso vende que se farta e não é mais do que o senso-comum.
Sempre se disse que "querer é poder" e , de facto, temos "poderes" para alcançar muitas coisas. Umas vezes, lutamos por elas e conseguimos, outras concentramo-nos e influenciamos alguma coisa.
Ainda há tempos lia a história de uma mulher a quem deram 6 meses de vida( cancro) e que se "recusou" a morrer. Disse para si mesma mais ou menos isto" nem penses que me levas assim. Ainda tenho coisas para viver". Estava, alguns anos depois do vaticinio, viva, adiando a morte de uma forma surpreendente.
Há mtos casos assim, o que me leva a pensar que a força de viver é superior à força da morte.
Penso que a nossa atitude perante a vida influencia um pouco o desenrolar dos acontecimentos, não achas?

Woody disse...

A atitude e a vontade da pessoa têm muita influência e é algo comprovado cientificamente. Já ouvi muitas histórias de pessoas que não se renderam e conseguiram lutar contra situações adversas. No entanto acho que, apesar de tudo, a medicina é capaz de salvar mais vidas do que uma atitude positiva. Há muita gente forte e com uma grande atitude perante a vida que acaba por sucumbir ao cancro e, infelizmente, são mais do que aqueles que sobrevivem...
Acho que se pusermos tudo numa balança a medicina acaba por fornecer tratamentos mais eficazes para estas doenças do que o pensamento positivo e a vontade de viver... Uma conjugação dos dois factores é, para mim, o ideal...

reb disse...

Sim, não basta ter uma grande força interior para sobreviver a um cancro :)
Mas, em situações identicas, há pessoas que sucumbem mais facilmente que outras, e a resposta está, provavelmente, no apego à vida...tipo, não baixar armas...

reb disse...

Há dias falava com uma das minhas filhas que estuda psicologia como tu ( embora esteja ainda a terminar o 2º ano) sobre estes fenómenos como o "segredo" e outros. E ela disse-me: "as pessoas preferem acreditar nestas coisas pq ainda há um grande preconceito em relação à psicologia, onde se estudam estes fenómenos. Ainda há quem pense que psicologia é coisa de malucos, e é mais fácil acreditar em coisas "sobrenaturais"...
enfim...

Woody disse...

Na minha Faculdade há um grande preconceito em relação a esse tipo de soluções "sobrenaturais". Por uma questão de snobismo científico mas também pela superficialidade com que abordam os assuntos. As pessoas são algo bem mais complexo do que o que esses livros nos querem fazer acreditar e muitas vezes estes não passam de uma versão para miúdos de aspectos que já são estudados pela psicologia ciência (o que nem é mau de todo! É o "give psychology away" de George Miller a funcionar pela positiva).

O pior para mim é que infelizmente os psicólogos acabam por estar muito conotados com essa imagem das ciências sobrenaturais e obscuras. Devido à não regulamentação da profissão (e acho que a "regulamentação" que aí vem não é, de todo, confiável) os psicólogos continuam a ser muito confundidos com astrólogos e bruxos...
O facto de a imagem pública dos psicólogos ser a de pessoas que vão dizer banalidades para os meios de comunicação social também não ajuda muito.

Há projectos muito interessantes levados a cabo por psicólogos, com resultados práticos bem superiores aos do Segredo que dificilmente vêm a público.

Os problemas da psicologia justificariam todo um novo blog, não de comédia (como pretendo que este seja) mas de tragicomédia...

reb disse...

Compreendo que queiras um blog para falar de coisas sérias a brincar, e no que diz respeito à tua área de estudos, a situação é tão absurda que nem há como fazer-nos rir disso.
Mas, há coisas que eu não entendo. Vocês têm uma ordem, certo?
A psicologia é uma ciência desde o tempo do wundt, certo?
Por que não lutam mais pelos vossos direitos? Por que deixam que os vossos conhecimentos e práticas ainda se façam quase em segredo?
O nosso país é completamente retrogrado nessas coisas. Em Portugal, antes do 25 de abril, o curso só existia na privada e não dava licenciatura. Hoje em dia, proliferam cursos de psicologia, embora, miuitas vezes, as pessoas que os frequentam pouco mais sensibilizadas são do que outras. A minha filha comenta que algumas colegas de curso têm o mesmo preconceito sobre psicoterapias que pessoas ignorantes do assunto !!
A mim parece-me que voces deviam sair do pedestal, do "segredo" e escrever mais para jornais e revistas, dando a vossa análise específica sobre várias situações do mundo. Ou, pelo menos, falando da vossa situação incrível de quase "rejeição social".
Sabias que, no secundário, os professores de psicologia são os de filosofia????
Os psicologos nem podem dar aulas de psicologia???

Acrescento que suspeitava que esse fosse o teu curso desde que falámos sobre drogas. Tu sabias do que estavas a falar :)

reb disse...

E se quiseres criar um blog sobre psicologia, força!!
Vais, com certeza, ter mtos comentadores :)

Woody disse...

Creio que foi aprovado há pouco tempo o projecto-lei que cria a nova ordem. No entanto, parece-me que os interesses por detrás desta vão mais de encontro aos interesses obscuros das "seitas religiosas" dentro da psicologia e das vaidades pessoais de meia dúzia do que dos interesses de quem pratica psicologia em Portugal. Lembro-me de analisar os documentos da Ordem e da Associação Pró-Ordem e ficar muito apreensivo em relação ao futuro. Tive a oportunidade de assistir a várias intervenções do Presidente da Associação Pró-Ordem (futuro bastonário) e ficar muito mal impressionado com o seu conhecimento acerca de Bolonha, do Ensino Superior na área de Psicologia e da situação profissional dos psicólogos (mas é a minha opinião pessoal, há quem lhe reconheça muita credibilidade). As suas intervenções iam mais de encontro ao populismo barato e à publicidade enganosa do que aos interesses dos psicólogos.

A psicologia é uma ciência social, multiparadigmática. O seu objecto de estudo (os processos mentais) impossibilita a que esta seja equiparada às ciências exactas como a física ou a matemática o que suscita vários problemas. Por um lado, a opinião pública e outros campos científicos olham para a Psicologia como uma ciência de 2.ª categoria ou até, como uma ciência oculta, por outro lado há um clima de guerra constante dentro da Psicologia, por exemplo entre aqueles que acham que devem fazer com que esta seja o mais parecida possível com uma ciência exacta (missão impossível, felizmente) e entre aqueles que aceitam que a especificidade da Psicologia, assim como das outras ciências sociais, está na sua pluralidade e na sua diversidade, podendo e devendo, para algo tão complexo como os processos mentais, haver várias perspectivas, procurando aproximá-la mais das outras ciências sociais (economia, história, sociologia) do que das ciências exactas. Eu acho que não é por haver uma multiplicidade de paradigmas que a Psicologia deixa de ser uma ciência, mas acredito que esta perspectiva possa ter repercussões negativas ao nível da nossa "credibilidade".

Felizmente tenho a consciência tranquila no que diz respeito ao meu papel na luta dos estudantes de Psicologia pela sua credibilidade e pela a sua boa imagem. Durante o curso tive sempre um papel muito activo nessa demanda. Nem sempre é fácil passar isso para o grande público e para os próprios estudantes, que acabam por ser vítimas de um sistema completamente pervertido. Como é que se pôde permitir a abertura de cursos sem qualquer critério de qualidade e sem ter em conta as necessidades do país? Como é que é possível permitir que se abram quase 40 cursos de Psicologia (se não são mais)? Portugal é o país da Europa com um maior número de psicólogos por cada 100 habitantes e continua a aumentar (acho que em termos brutos temos mais psicólogos do que a Alemanha, por exemplo).
Acho que o maior golpe para a credibilidade da Psicologia não são os preconceitos das pessoas que, tendo em conta a evolução natural da nossa sociedade, tendem a acabar. A maior ameaça é o desemprego e a formação duvidosa na área de Psicologia. Isto leva à existência de profissionais mal preparados (que para além de estarem a ocupar uma vaga, estão, através da sua má imagem, a impedir a abertura de novas vagas), leva a que sejamos obrigados a aceitar tudo e a fazer coisas em que não acreditamos (acho que, em muitos casos, a sobrevivência acaba por ser mais importante do que a honestidade epistemológica...), entre muitos outros problemas...
O facto de existirem tantos psicólogos desempregados também não abona muito a favor da nossa imagem...
Esperava que a Ordem e a Agência de Acreditação do Ensino Superior pudesse resolver isto. Talvez o consigam a fazer a longo prazo mas nós, os psicólogos do presente, não vamos deixar de ser vítimas deste sistema.


Não me sinto muito confortável em falar destes assuntos neste contexto porque sempre procurei assumir, como se reflecte no pseudónimo, uma personagem que me permitisse falar do que quisesse, como quisesse, sem qualquer ligação e preconceito àquilo que sou e àquilo que faço... De qualquer maneira, tendo em conta a minha dedicação a isto, era inevitável entrar no campo pessoal. Não deixo de achar interessante que a conversa tenha ido por estes caminhos... É irónico pensar que, por muito que queira, não consigo fugir a estes assuntos... É a minha sina!

Iris Restolho disse...

OK! Só que apenas os desejos positivos...

Na realidade o Segredo não é mais do que um compêndio de ditados populares e passagens Bíblicas...

Lembram-se de ouvir as nossas avós dizer: Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!

Pois bem... esta pérola faz parte da teoria da Lei da Atracção... logo, se se pede algo para alguém que seja negativo, está a atraír para si, a mesma negatividade, ou algo do género. O importante não é só a palavra Não, Nunca, ou seja lá o que for, o importante é o significado do pedido. Se for negativo, irá atraír negatividade, se for positvio... adivinhem!

Bem, tvz ainda escreva algo, quem sabe?!

Se outros valores não continuarem a surgir.

Como é possível algo tão absurdo, dar tanta troca de mensagens?

Enfim... não vale a pena.

reb disse...

Woody, compreendo-te mto bem. Eu própria criei um blog onde pudesse falar de outros assuntos que não os relacionados com educação, pq parecia-me que não fazia mais nada na vida e eu tenho vários outros interesses. Mas tb acabei por falar de escola em alguns posts.
Concordo com tudo o que dizes. Concordo com o exagero de cursos de psicologia e a falta de credibilidade de mtos psicologos. Parece-me mesmo que o vosso curso não deveria estar abrangido pelo processo de bolonha ( tal como medicina não está), pela complexidade da área de estudo que não permite uma licenciatura em 3 anos. Aliás, nem sei o que poderia fazer um psicologo com apenas 3 anos de estudo. Auxiliar outros? Passar relatórios?
Naõ sabia que ainda não tinham uma Ordem e tenho pena que outros interesses estejam por detrás disso. Poderia ser uma maneira de valorizar a vossa profissão.
Contou-me um médico que, num hospital publico , os psicologos clinicos são "obrigados" a observar doentes em catadupa. Têm que atingir um n´º elevadissimo de observações por mês. Como é possivel que, até nesta área, as pessoas sejam consideradas apenas numeros?
Para além dos vossos problemas específicos de desemprego e falta de consideração pelo vosso trabalho, tb acho que todos os cursos de vertente humanista que impliquem profissões de contacto com pessoas, deveriam ter no seu curriculo cadeiras de psicologia. Para voces, eram mais postos de trabalho, para o resto das pessoas era uma mais-valia fundamental. É impressionante a ignorancia que há nesta área.

iris, era essa a ideia que eu tinha da teoria do segredo. Olha, se as pessoas não querem entender nada de processos psiquicos, ao menos dessa forma vão treinando o seu pensamento :)

Woody disse...

Acho mesmo que o curso de Psicologia deve estar abrangido por Bolonha, por questões de mobilidade e para facilitar a nossa integração no mercado de trabalho europeu (se aqui está difícil há que tentar outras paragens). A maioria das faculdades públicas e o ISPA (se não me engano) optaram por um modelo de mestrado integrado, ou seja quem entra no 1.º ano de um curso desses não pode sair sem o mestrado e não tem acréscimo de propinas (o mesmo se passa em Medicina, em alguns cursos de Engenharia, Arquitectura e Farmácia). O principal argumento usado por estas Faculdades foi o facto de o Diploma Europeu de Psicologia exigir 5 anos de estudo mais 1 ano de prática supervisionada para se ser psicólogo. Penso também que a aceitação na ordem terá a ver com isto. Por isso, neste ponto acho que estamos salvaguardados (embora já tenha ouvido que o estado, por não estar actualizado segundo as normas de Bolonha, tenha aberto concursos públicos em que permitiu a candidatura de licenciados em ciências psicológicas, ou seja psicólogos com 3 anos de curso... mas acho que isto são aberrações e não a regra geral...).

Há muito que se pode fazer pela empregabilidade dos psicólogos mas, neste momento, só com um milagre é que ficaríamos todos bem...

Também já tinha ouvido falar desse aspecto de o trabalho dos psicólogos em hospitais ser semelhante ao trabalho numa linha de montagem... Isso também não é muito bom em termos de credibilidade, é mau para os psicólogos e é mau para as pessoas (que perdem o seu tempo e não lhes é dada a atenção que merecem/precisam)...

Perante isto (e muito mais), acho que são os psicólogos quem mais precisa de ir ao psicólogo...

Um blog de psicologia? Neste momento, no que concerne à psicologia já tenho o Relatório de estágio e o mestrado com que me entreter... E não está a ser muito fácil...

Iris, há que admitir que é genial cobrir a filosofia popular com uma capa de coolness e de Código da Vinci e vendê-los como se fossem o Santo Graal da felicidade... Mas lá que é absurdo, é...

Iris Restolho disse...

É tudo o que é necessário: Uma boa Ideia.

A minha há-de surgir... tenho fé nisso. Também irei ser rica, até milionária mesmo, por ter tido a ideia genial de criar Ministros Eficazes.

reb disse...

Qdo escrevi no teu outro post ainda não tinha lido este.
Na universidade da minha filha, de facto eles têm os 5 anos mais estágio, mas acho que quem quiser pode ficar só pelo 3º ano ( antigo bacharelato e actual licenciatura) mas penso que não podem fazer mais nada a não ser assessorar outros psicologos.
Sim, bolonha permite a mobilidade, o que acho é que licenciaturas de 3 anos só deveria haver para cursos técnicos