segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Contribuinte feliz

Não podia ter começado a trabalhar em melhor altura. É uma óptima sensação sentir que tenho um papel activo no desenvolvimento da nossa sociedade, contribuindo, através do meu trabalho e do pagamento dos meus impostos, para a competitividade do nosso país e, principalmente, para a criação de melhores condições para aqueles que precisam. É por isso que digo que não podia ter começado a trabalhar em melhor altura do que esta que estamos a atravessar. É que agora eu sinto que o dinheiro dos meus impostos vai para quem realmente precisa.

Não sei se vocês, que também trabalham, sentem o mesmo. Mas o êxtase que sinto é tão grande que não cabe dentro de mim. O que leva a que transborde de vez em quando, fazendo-me soltar uns gritos histéricos em alturas não muito apropriadas (como no outro dia em que estava a assistir, empolgado, a uma partida de xadrez), ou levando-me a sentir uma vontade incontrolável de pegar numa cesta e ir apanhar fambroesas. E este êxtase que me atingiu que nem um raio tem um motivo muito claro, como já disse. Saber que o dinheiro dos meus impostos está a ser utilizado em prol da mais nobre das causas: emendar a cagada que os capitalistas andaram a fazer.

Eu tenho um fraco por banqueiros. Nada de homoerótico, nem nada que se pareça (embora ache o Jardim Gonçalves um homem bastante charmoso. E o Champalimaud? Aquilo é que era um homem!). É uma coisa paternal. Acho mesmo fofinho quando eles pegam em dinheiro e emprestam a pessoas que sabem que não o vão pagar. E depois, quando pegam no dinheiro que sabem que não vão receber e o emprestam a outras pessoas que também não vão pagar. Que doçura! E digam lá se também não ficam embevecidos quando os fofinhos dos capitalistas pegam nesse dinheiro inexistente e respectivos juros e o vendem a outros capitalistas igualmente fofinhos que, por sua vez, vão emprestar a quem não lhes vai pagar. Digam lá se isto não é mesmo cutxi-cutxi?

É como aqueles miúdos de 6 anos que nos espatifam o carro. Eles sabem que fizeram asneira e nós não podemos deixar de os recriminar. No entanto, ficamos sempre enternecidos e acabamos sempre por pensar: "este puto é mesmo levado da breca. Ainda vai longe". É por isso que me dá tanto prazer contribuir para ajudar os banqueiros. Eu sei que o que eles fizeram está errado. Vamos ser severos? Sim, senhor! Mas vamos condená-los? Claro que não! Eles não pensam. Devemos castigar o cãozinho que fez cocó no meio da sala? Claro que sim, tem que ser educado para não o repetir. Devemos condená-lo? Claro que não! É a sua natureza. É um animal irracional, que não distingue o bem do mal, o certo do errado, que reage por impulsos.
Com os capitalistas é exactamente a mesma coisa. Alguém que confie plenamente num sistema económico liberal completamente auto-regulado pensa? Eu diria que não... É uma ideia tão absurda que não poderia ter sido pensada por um ser racional. É por isso que é com todo o gosto que contribuo para limpar o seu cocó.

12 comentários:

Iris Restolho disse...

Animal irracional!!!

Nem consigo escrever bem no meio das gargalhadas... animal irracional?!

Se isto tivesse som ouvirias uma hiena histérica por trás do som do teclado.

Só tu!

Anónimo disse...

LOLOLOL! Olha eu ainda não posso ter esse gostinho, se não teria todo o prazer em contribuir com metade dos meus rendimentos para "limpar o cocó"! Olha só não percebi a relação entre o Ringo Star não querer dar mais autógrafos e a temática em questão. Será que não te enganaste no link?

idade_da_pedra disse...

ahhh, pois a mim o link dirigiu-me a uns pinguins restituídos à natureza no brasil :)))
Tá giro, sim senhor, assim cada um vê o video que o destino lhe destina :)))

Lu.a disse...

LOLOL!!! Absolutamente genial!

Eu por acaso já tenho este gostinho de ser contribuinte há uns anitos e realmente quase entro em êxtase quando vejo o meu recibo de vencimento e o que desconto todos os meses em impostos e segurança social!
E giro, mas mesmo muito giro, é depois de chularem tanto dinheiro de meu ordenado, chegar ao meu centro de saúde e estar sem medico de família desde 2005, ou ter de ir a um hospital e ficar lá nas urgências umas 4 horas à espera que um médico se digne a olhar para mim! Isso é que é mesmo fiiixe!!

Olha, o link também me levou para o Ringo Star...

P.S.-Respondi ao teu comentário no meu blogue, quando puderes passa por lá! ;)

Beijinhos...

Woody disse...

O link era para ir dar a um vídeo do Ministro das Finanças a falar sobre abrir uma linha de crédito de 20 mil milhões de euros para os bancos... Era para mudar, mas prefiro assim... Os pinguins e o Ringo Starr são bem mais interessantes que o meu ex-vizinho Teixeira, mesmo sendo o Ringo Starr o menos interessante dos Beatles... Acho que esta imprevisibilidade é engraçada, como a idade da pedra diz, é deixar que o destino escolha os vídeos que vão ver. Ao fim ao cabo aquele link pode dar para qualquer coisa, é como pôr o i-pod em shuffle. Estamos muito bem a ouvir Radiohead quando, de repente, nos aparece aquela música perdida do Quim Barreiros...

Iris

Essa do animal irracional é para mim? :p

Ainda bem que gostaste! Ridicularizar os senhores de fato que têm a mania que mandam em nós é, por si só, engraçado...

Nusky

Não te preocupes que hás-de (contribuir para) "limpar muito cocó" :p

Lu.a

Por acaso foi um êxtase que me apanhou um bocado de surpresa. Antes de começar a trabalhar eu achava que ia gostar de ter o meu dinheirito para estourar em música e em livros. Afinal aquilo que me dá mais prazer é entregar ao Estado... E que bem aplicado que ele é...
Temos é que pensar positivo: o SNS tem problemas mas, ao menos, o Baptista Bastos não é sem-abrigo... É uma questão de prioridades... (nota: eu sei que os meus impostos não vão para a Câmara de Lisboa, apeteceu-me ser mais um a bater no homem...).

Anónimo disse...

Esta coisa de ajudar os banqueiros é engraçada sobretudo porque a grande maioria dos governos europeus sob a desculpa de "segurar o sistema economico-financeiro", está a dar quantias de dinheiro (não sei ao certo quanto é, sei que invariavelmente a quantia termina em "biliões") a quem desgraçou o sistema! ajudar quem deitou abaixo - lógica de levantar os culpados lol

Jo disse...

Mal posso esperar pela minha oportunidade de limpar o cocó!
Mas não está fácil...agora tem que se saber inglês e saber mexer com o linux!Enquanto eles...só sabem mandar faxes!(Não foi lá muito subtil pois não?!)

Gosto deste blog sim senhor!:)

idade_da_pedra disse...

vim ver que video o destino me tinha preparado hoje: Polícia mexicana detém 16 suspeitos de tráfico após noite de tiroteio...
Não mexas nisto, woody, que assim eu continuo sem ter que ler jornais :)))

Woody disse...

daniel

É a lógica do estado providência: ajudar quem precisa...

Jo

Será que para me tornar um empresário de sucesso tenho que colocar no currículo isso de mandar faxes? Volta sempre!

idade da pedra

Ainda bem que continuas a recorrer ao link mágico... Tudo o que precisas de saber em termos de actualidade ele mostra-te... Só que ele não te envia para essas páginas por acaso e devias pensar no que é que ele queria dizer com isso dos suspeitos de tráfico após noite de tiroteio...

(será que se eu começar a vender esta ideia consigo criar uma ciência oculta paralela à astrologia?)

idade_da_pedra disse...

xiuuuu, tu não digas nada sobre as dicas que o destino me vai dando... é tudo sigilo absoluto... eu é que sei o que fazer com elas...
:):):)

idade_da_pedra disse...

Eh pá, woody, o de hoje é divinal: Mundo: Obama e McCain unidos pela dança... fabuloso...
Deus queira que o destino ainda to permita ver :):):)

idade_da_pedra disse...

o borracho do obama e o andróide Mc Cain... tens que ver... depressa senão ele foge-te :):):)