sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Aqui vai disto:

Ponto 1

Basta! Já esperei tempo demais. Não sou muito de entrar em euforias mas confesso que esperava ter acordado num novo Mundo no dia 5 de Novembro.

Esperava, no dia 5 de Novembro, acordar, sair da cama, abrir a janela, ser bafejado por um sol radiante, enquanto observava uma manada de cavalos selvagens a correr por um prado verdejante com um majestoso arco-íris como pano de fundo. Anjos tocavam harpa, anunciando-me que o Mundo tinha acabado de chegar a uma nova era. Em vez de cavalos vi carros a buzinar. Em vez de um prado verdejante vi o asfalto cinzento e os passeios repletos de cocó de cão do costume. Em vez de um arco-íris um outdoor gigante da Popota. Em vez de bafejado por um sol radiante, fui insultado por um grupo de miúdos a caminho da escola que estranharam o pranto de quem viu o Mundo cair a seus pés (sou capaz de mandar berros muito estridentes quando o Mundo cai a meus pés). Foi isto que vi da minha janela no dia 5 de Novembro...

Por momentos pensei: "Não estarei eu a pedir demais? Ainda não houve tempo. Talvez amanhã consigas ver os cavalos da tua janela. Talvez amanhã possas banhar-te nas águas límpidas do riacho que passará em frente da tua casa, exactamente no mesmo sítio onde hoje está aquele descampado com armazéns abandonados para onde os drogados vão e que a câmara nunca mais vem demolir. Dá um tempinho. Amanhã verás a mudança". Fui paciente e esperei. No dia seguinte a mesma coisa. Nem saí de casa. A seguir, o mesmo. Nada de cavalos, nada de prados verdejantes... Jurei que o meu próximo banho seria naquele riacho. Mas nada de riacho, nada de banho.

Mas decidi esperar pacientemente. Afinal foi-me prometida mudança e eu costumo acreditar nas promessas que me fazem. Mas hoje, finalmente explodi. E num acto de revolta resolvi... bem... vim escrever para o blog (não sou muito de actos extremos. Sonho um dia ter a coragem de, em actos de revolta ligar para o fórum da TSF).

Durante meses, um senhor chamado Barack Hussein Obama andou a prometer-nos mudança. Durante meses emocionou-nos com os seus discursos e fez-nos acreditar que, com ele, o Mundo seria um lugar melhor. Os portugueses acreditaram em ti, Barack. Não que devessem, visto que não tens obrigação nenhuma em relação a eles.Mas acreditaram.

Quando te insultavam, presenteando-te com insultos tão terríveis como "socialista", nós revoltávamos-nos contigo (aliás a conotação negativa que a a palavra "socialismo" tem nos EUA tem a ver com o nosso Partido Socialista, não é?). Quando confirmávamos que estavas à frente do teu adversário nas sondagens (quem? Aquele cujo único papel foi tornar a tua vitória ainda mais brilhante? Aquele vilão rídiculo e insignificante que só serviu para realçar a grandeza do herói.) regozijávamos contigo.

Ganhaste as eleições... E mudança, nada...

Ficarei à espera de alguém que, tal como tu, me faça acreditar... Provavelmente, tal como tu, irá desiludir-me...

Com tudo isto, acho que consegui ser das primeiras pessoas a deitar abaixo o Obama! E a mostrar-me desiludido por este não corresponder às expectativas. Daqui a um mês ou dois outros se seguirão. E ele ainda nem tomou posse...

Ponto 2

Já que falo do Barack Obama aproveito para dizer-vos que foi graças a mim que ele ganhou. Há uns meses, ainda este não tinha ganho as primárias, num momento de rara maturidade resolvi adquirir isto:


E com isto contribuí com 1 dólar para a campanha do novo Presidente dos EUA. Para além do investimento que fiz (hoje uma action figure do Roosevelt vale, certamente, uma fortuna. Imaginem quanto não valerá esta daqui a umas dezenas de anos. Os meus netos vão ser milionários), permitiu-me dar o contributo necessário para a vitória de Obama. Não contribuí para a campanha de Al Gore, ele perdeu. Não contribuí para a campanha de John Kerry, ele perdeu. Contribuí para a campanha do Obama, ele ganhou.

Podem agradecer-me pelo Mundo melhor onde hoje vivemos...

De nada...

Ponto 3

A internet e a evolução do nível de vida permitiu-nos, entre outras coisas, comunicar mais do que nunca. Tudo o que é informação e comunicação está mais acessível, o que, à partida, parece uma coisa boa. Infelizmente não é, porque somos obrigados a ouvir aquelas pessoas que até há pouco estavam fechadas em casa a enviar as suas mensagens de ódio por pombo correio, a gritá-las pela janela ou entre dois copos de vinho branco com gasosa na tasca de um qualquer bairro. Já nessa altura chateavam, mas nunca, como hoje estamos tão vulneráveis a eles.

Eles estão em todo o lado: nas caixas de comentários das notícias dos jornais on line (então nos de desporto...), nas televisões, nas revistas, nos blogues... É impossível fugir deles...

Hoje, por acidente, ouvi um industrial qualquer do Norte de Portugal no Fórum da TSF a defender a avaliação dos professores porque "há alguns que deviam ir presos".

Não fazia a mínima ideia que uma das consequências do processo de avaliação dos professores seria colocá-los na prisão. A menos que numa aula assistida este mandasse um tiro a um aluno, acho que essa não é uma das consequências previstas.

No entanto achei interessante esta hipótese. Acho que impedir os professores mal avaliados de progredirem na carreira não é castigo suficiente. Logo imaginei uma série de castigos a que se deveriam submeter os professores que fossem classificados com Insuficiente:

  • Pena de morte (nada mau para começar)
  • 4 anos no Tarrafal
  • uma semana seguida a ouvir o novo CD do André Sardet (eu trocava esta pela pena de morte...)
  • Um fim-de-semana romântico com Maria de Lurdes Rodrigues (que melhor motivação para um professor se esforçar para ser bem classificado do que evitar um castigo destes?)
  • ...

Podem dar sugestões...


P. S. Decidi colocar na barra lateral a aplicação dos seguidores. Próximo passo: criar um culto.

11 comentários:

Anónimo disse...

Quem é a tua primeira seguidora quem é? =P
Sabes o que é pior do que acordar para um outdoor da Popota? A música da Popota... Desde que começou a campanha de Natal que fiz uma promessa a mim mesma: não faço mais compras no Modelo, é o castigo por fazerem uma música tão parva! E já que falamos de Popota, o que me dizes de castigar os professores obrigando-os a assistir a todos os concertos do Tony Carreira... para o resto da vida (muahahaha!)

Lu.a disse...

Gajo...hhuuummm...não sei como te dizer isto mas...observar uma manada de cavalos selvagens a correr por um prado verdejante com um majestoso arco-íris como pano de fundo é tipo a descrição do paraíso bíblico...aquele sítio para onde vamos se formos bonzinhos...mas só depois de mortos, topas? :))))))

Woody disse...

Nusky

Primeira e única... Parece que vou ter que arranjar outra maneira de criar um culto... É que os benefícios de um guru não são nada de se desprezar...

Se me dissessem no ano passado que estaria a ser pago pelas mesmas pessoas que pagam à Popota não me acreditava... Por isso adoro a Popota...

Lu.a

Lol... Nem a vista da janela de minha casa é o que descrevo nem a minha ideia de paraíso são cavalos a correr num prado verde... Passar a eternidade a ver cavalos a correr num prado verdejante é mais um inferno...

Foi uma tentativa de brincar com o estatuto messiânico que várias pessoas atribuem a Obama... Gosto muito de Obama desde que o vi na televisão pela primeira vez (por mais homoerótico que possa parecer é verdade, identifiquei-me muito com a maneira de estar dele) e ainda hoje me emociono ao pensar na vitória dele mas ele é apenas um homem e por muito que valha como símbolo e por muito que venha a representar uma viragem na maneira como os EUA encaram o Mundo, não vai transformar isto no paraíso.

O facto de as pessoas que o apoiam tão fervorosamente e que acreditam na mudança que ele apregoa é que podem mudar o Mundo, não ele. E é esse o meu medo, é que, essas expectativas estejam tão altas que, à mínima coisa, as pessoas caiam num desânimo tão grande que se tornem incapazes de mudar o que quer que seja... que deixem de sair de casa, que deixem de tomar banho...

O que eu queria dizer era isto: se queremos mudar o Mundo temos que continuar a lutar por isso, não é por o Obama ter ganho que esta guerra acabou é uma guerra que continua e que há de continuar sempre...

Lu.a disse...

A verdade é que parti-me a rir quando li a parte da "manada de cavalos selvagens" porque fez-me lembrar as aulas de catequese (imagina!!)quando fiz a 1ª (e única)comunhão...a descrição que a catequista fazia do paraíso era mais ou menos aquela que tu fizeste, com direito ao prado verdejante e ao arco-iris e tudo!! LOL!"Papamos" cada grupo quando somos putos...!! :S

De resto, tal como tu, fiquei feliz pela eleição do Obama, mas de facto mete-me um pouco de "medo" o estatuto messiânico que tu tão bem descreves e que estão a atribuir ao pobre homem, como se a salvação do planeta dependesse unicamente dele!
Ainda para mais, sendo ele afro-americano, num país que ainda tem tanto racismo, o desgraçado vai ter pouco margem de manobra para erros (para não dizer "nenhuma"). Temo que ao 1º pequeno deslize seja logo despromovido de "afro-americano" para "preto estupido"...é muito, muito mau! :S

Anónimo disse...

Viva.
É justa a referência às mensagens de ódio e ao azedume descontrolado, dispersos por toda a parte, mas o inverso também é irritante. Por exemplo:
Uau, que belo blog, bons textos, engraçados, nem demasiado 'rasteirinhos' nem excessivamente pretensioso, etc.
(por acaso é mais ou menos o que eu acho).

Quanto ao Obama, se ele fizer asneira, já sabems de quem é a culpa!

Woody disse...

Lu.a

Felizmente não andei na catequese, o que me permitiu, em tempos em que não havia o Canal Panda, ficar em casa a ver desenhos animados enquantos os meus amigos iam ter "aulas". Se calhar o meu ateísmo vem daí, da revolta contra uma religiao que impedia as crianças de ver desenhos animados aos domingos de manhã (é talvez a explicação mais superficial, ou talvez analítica, para o ateísmo de alguém...).

Se tivesse ido à catequese também não me convenceriam com isso dos cavalos... Acho que a expectativa de ir para um sítio onde há cavalos a correr em prados verdejantes não é suficiente para me fazer praticar o bem... Teriam que me convencer melhor...

Só por ter sido eleito Obama já fez muito: para além de ser o primeiro afro-americano a ser presidente, de ter um discurso de ruptura e de ter rejeitado apoios monetários de grupos de pressão a sua eleição tirou do poder um grupo de iluminados que têm uma visão completamente distorcida do Mundo. Isso já é muito... e tem a fasquia tão baixa que dificilmente o vão considerar preto estúpido...

Apesar de tudo, só não podemos esperar que ele salve o Mundo...

info-exculido@pessoa

Antes de mais bem-vindo ao blog :)

Concordo plenamente com o que disseste! Da mesma forma que me irrito com aquele típico "bota-abaixismo" infundado que nada vem acrescentar, preocupa-me o conformismo e a alienação de quem nada questiona. Até me incomoda mais o segundo do que o primeiro (visto que lido mais com conformistas do que com velhos do Restelo... talvez por eu próprio tender a ser do contra)...

No entanto, quando um elogio é merecido deve ser dito...

Não cheguei a perceber se o comentário ao blog era uma caricatura a uma atitude que consideras irritante, esse "mais ou menos" provocou-me alguma confusão. De qualquer maneira obrigado! Se leres alguns textos anteriores vais ver como por vezes consigo ser bem rasteiro. Pretensioso acho que não, até porque não sei se tenho substância para isso.

Devo dizer que estou aberto a todo o tipo de críticas, até destrutivas. Gosto muito de receber comentários e tenho algum jeito para responder a insultos.

Quando o Obama fizer asneiras cá estou eu para assumi-las. Agora não me peçam um bilião de dólares que seja para salvar o sistema bancário. O que ganho dificilmente chega para o gasóleo e a conta da Fnac quanto mais para salvar bancos...

Tari disse...

Então ora aqui está uma, não muito extensa, no entanto,já considerada lista de seguidores. Um culto até que era boa ideia mas mais do estilo de roubar dinheiro ao banco e não vice-versa. Transmitiamos online o plano de assalto e esperavamos que nos viessem a casa trazer uma notificaçãozinha, sempre duravamos menos do que o assalto ao banco de depósitos em que o outro saiu morto e baleado. Ou isso ou então, o culto do pão-de-ló, onde todas as semanas um de nós experimentasse uma forma de o fazer até ficar perfeiiiiiiiito.
Quanto ao que interessa, é realmente triste descer à terra e saber que vai tudo continuar igual, que as mentes mesquinhas continuam a ser a maioria e a crise vai continuar a distribuir "tomas" por todo o lado. Antes houvesse milagreios, prados verdejantes e cavalos por todo o lado. Assim, pelo menos, valia a pena irmos à catequese!
Beijinhos**

Anónimo disse...

Pois, ficou um pouco ambíguo. Vou explicar: era uma caricatura, mas aproveitei para elogiar e descrever o que reamente me pareceu o blog.
O 'mais ou menos' é por causo do 'Uau', e do 'que belo'..., porque normamente não elogiaria um blog de forma tão efusiva\vazia, acho eu.

Iris Restolho disse...

Tenho andado tão ocupada, com as mudanças que a falta de dinheiro que a má gestão da minha fortuna me está a trazer, que nem pude ver a descrição de paraíso que havias feito. (Maldito banco, gerem fortunas e ainda assim conseguiram chegar às portas da falência e agora são todos aqueles que nunca tiveram fortuna para ser gerida que vão ter que pagar a incompetência dos que tinham muitas e não souberam o que fazer com elas)

Mas sim paraíso com arco Iris... pena o Olimpo ter-me retirado o poder de usar o arco Iris, se não teria aparecido à tua janela, mas estamos em contenção de custos...

Prometo que mudança virá, está mesmo tudo a mudar... não está?

Woody disse...

Tari

Espero que o meu "culto" não descambe para um gang de assaltantes... Se bem que o dinheiro até dava jeito e ladrão que rouba a ladrão...

info.excluido@pessoa

Obrigado pelo elogio! Percebo perfeitamente essa contenção...

Iris

Por isso é que eu preferi investir a minha fortuna na campanha do Obama... Mas pelos vistos foi um mau investimento já que até agora, nem um arco-íris... Pode ser que o Obama use os seus poderes para o Olimpo te devolver o arco Iris, sempre era uma maneira de fazer por merecer o dólar que lhe paguei...

Tiago Pinto disse...

Oh pá, de uma coisa não tenhas dúvida: falta muito pouco para Obama passar a ser saco de boxe porque afinal não nos dá cavalos e riachos...apesar de em portugal o que não faltam são cavalos.

quanto às puniçõesdos profs eu adoraria passar um fim de semana romântico com a MLR, acho que me deste uma ideia fantástica: abandonar tudo, tornar-me professor e fazer os possiveis e impossiveis para passar um fim de semana com a belissima MLR.

abraços


tiago pinto