terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Porque nunca irei ser realizador

Deixei-me contagiar pela febre dos Óscares e deixo aqui finais alternativos e/ou possíveis sequelas para alguns filmes:



"A Vida é Bela" - Quem não gostou d'"A Vida é Bela" de Roberto Benigni? Estou certo que é o filme preferido de muito boa gente e, deixo a questão, qual o contexto mais adequado para umas graçolas em italiano? Adivinharam! Um campo de concentração durante a 2.ª Guerra Mundial! É que não consigo imaginar um sítio mais castiço para mandar umas piadas! Só de pensar num Campo de Concentração fico logo com vontade de me atirar de um penhasco às gargalhadas que é algo, diga-se, que faço muito habitualmente quando estou a ver o Preço Certo...
Como hipótese para um final alternativo deixo a questão: e se o miúdo, depois daquilo tudo, morresse? Depois da paixão assolapada do pândego do Roberto Benigni pela Principessa, depois de nos ter conquistado com a sua luta para transformar o Campo de Concentração numa experiência positiva para o seu filho, seria hilariante se o miúdo não sobrevivesse. Deixando-nos a seguinte mensagem: "Tipo, a vida é assim, nem sempre os nossos esforços são recompensados, mas divertimo-nos à grande enquanto durou, não foi? Tentas para a próxima vez que te levarem para um campo de concentração. Oportunidades não vão faltar... Era o que normalmente acontecia nos Campos de Concentração, as pessoas morrerem.. E bastante, diga-se de passagem... Às vezes, por muito boas intenções que tenhamos, há esforços que são inglórios...". Além disso, uma mensagem começada pela palavra "tipo" nunca é de desprezar. Melhor do que isso só uma mensagem começada por "É assim".




"Fight Club" - Em vez do final dramático deste filme, não seria mais engraçado se a personagem sem nome do Edward Norton chegasse a um acordo com Tyler Durden (Brad Pitt) em que de dia ele era o Edward "sem nome" Norton e, à noite, o Tyler "muito mais interessante e um pouco menos avariado do capacete" Durden. Isto poderia dar origem a uma sequela muito engraçada, intitulada, por exemplo "As aventuras e desventuras de um maluco que vale por dois" ou "Loucura a dobrar" ou "Fight Club 2: o fim da macacada". Adoraria alugar este filme no clube de vídeo! Já estou a imaginar estes dois malucos a combaterem o crime com o doido do Tyler Durden a armar toda a espécie de disparates à noite para o Edward Norton levar com as consequências durante o dia... Ou o Edward Norton apaixonado por uma rapariga e o Tyler Durden a fazer de tudo para aquilo não resultar... Que galhofa!




"América Proibida" - Não concordo com o homícidio, no final, da personagem de Edward Furlong (spoiler alert! Ah! Já veio tarde... Desculpem lá, ok?). Em vez disso, acho que o Edward Furlong (o irmão mais novo) devia juntar-se ao negro que lhe mandou um balázio (lembro que o irmão deste rapaz foi assassinado de uma forma brutal pelo ex-skin head (Edward Norton, quem mais) e irmão mais velho de Edward Furlong (daí a revolta do rapaz...)). E para que é que se juntariam estes dois? Para formarem uma parelha de combate ao crime! Nesta sequela Edward Furlong e o seu amigo negro metiam-se em toda a espécie de sarilhos e, por acidente, vir-se-iam envolvidos num plano para acabar o Mundo, orquestrado por uma organização secreta comandada por um tipo narcoléptico e fanhoso com uma paixão assolapada por columbofilia. Enqunato isso, andariam por aí a fumar charros e a meterem-se com miúdas, sem muito sucesso, claro. O gordo (aquele skin head que depois fez do irmão estúpido do Earl no "My Name is Earl") podia ir entrando de vez em quando para fazer umas asneiras e para lançar, indiscriminadamente, aquela que poderia ser a sua catch phrase: "Mas que droga, meu chapa!" ou "Vamo' dar um fora nisso, cara?" (até já imagino uma dobragem em brasileiro como eu gosto).




"Titanic"
- Acho que o Leonardo DiCaprio devia ter morrido logo no início para nos poupar 3 horas de sacrifício. Uma marreta na cabeça ou raiva serviam muito bem.




"Jurassic Park"
- Sei que este já tem muitas sequelas, mas deixo aqui esta ideia para quem quiser pegar nela. Um Velociraptor, prestes a comer uma criança, olha bem para ela e sente uma compaixão tal que não consegue concretizar a refeição. Esta súbita percepção por parte dos dinossauros de que são capazes de ter sentimentos altruístas em relação a outrém desencadeia um rápido e inesperado processo de evolução, criando condições para sobreviverem ao próprio homem (comendo-o, por exemplo). Passados milhões de anos, um douto dinossauro descobre genes humanos conservados em âmbar e decide replicar a já extinta espécie humana, com fins científicos e lúdicos, visto que um dos seus objectivos é a criação de um parque temático para que as crianças dinossauros pudessem aprender algo sobre o Mundo... E é aí que os problemas começam... Perigosos e sedentos homens a atacar dinossauros, os perigos de querer fazer o trabalho de Deus, os dilemas éticos de tentar recriar algo que a Natureza se encarregou de extinguir... Caro realizador de Hollywood que lês este blog, pensa nisso...




"Sozinho em Casa"
- Outra sequela deste glorioso filme mas, desta feita, Macaulay Culkin já tem 45 anos e, ainda traumatizado por ter ficado duas vezes sozinho em casa quando era miudo, continua a viver em casa dos pais e não os larga onde quer que eles vão. Já sem o espírito engenhoso dos seus 8 anos, Macaulay Culkin é posto de novo à prova quando os seus pais morrem e os ladrões de sempre resolvem aproveitar a oportunidade para finalizar aquilo que deixaram a meio nos outros filmes... E conseguem, da maneira mais dolorosa possível para Macaulay Culkin... Mais não digo... "Sozinho em Casa: para sempre"




"Um Porquinho chamado Babe"
- Espécie de drama da 2.ª Guerra Mundial, protagonizado por animais. É preciso dizer mais alguma coisa? Claro que é! A acção passa-se na Mealhada. "A Lista de Babe" seria um bom nome...




"Música no Coração"
- Depois da fuga da Áustria, o patriarca dos Von Trapp resolve arranjar emprego num hotel isolado com fama de ser assombrado nos confins da Suíça para poder dedicar-se à vontade à escrita. Além disso, não deixa de ser uma boa maneira de levar esta irritante família para um sítio onde possam cantar sem chatear ninguém... Só que as coisas dão para o torto quando o pai se passa da cabeça e desata a matar toda a gente à machadada, incluindo o Filipe La Féria que resolveu aparecer para dizer olá. E não é que conseguimos simpatizar com este anti-herói, que não pára de gritar "Calem-se com essa merda! "Dó, ré, mi, fá, sol... Já nem vos posso ouvir! Há 5 anos que ando com esta música estúpida na cabeça! Já sei que as colinas estão vivas, não precisas de repetir isso 1427 vezes por dia com essa voz esganiçada, sua vaca! Já percebi porque é que te expulsaram do convento! Se eu soubesse que era para isto tinha ido para a frente soviética seu bando de gente loira, estúpida e irritante!"? Quem não teria um surto psicótico se tivesse que viver naquela casa? Guilty! (Eu sei que vocês perceberam: Shinning meets Música no Coração).




"Sexto Sentido"
- Neste caso mudaria um pouco o sentido ao filme. O miúdo, convencido de que vê gente morta tenta convencer o Bruce Willis de que ele está mesmo morto. Para tal espeta-lhe uma faca no coração... E não é que o gajo está vivo? Grande final, não? Andamos o filme todo a pensar que ele está morto e ele, afinal, está vivo! Ou estava...


E é só, não me lembrei de mais filmes! Deixo aqui um desafio para vocês (sim, vocês os 4), e se dessem ideias de filmes e finais alternativos para os mesmos? Era engraçado, não?


P. S. Não queiram saber como nem porquê e peço-vos que não me perguntem, mas hoje descobri que o coelho é uma ave...

15 comentários:

Anónimo disse...

Awww, que me fizeste o gosto e postaste mais uma das tuas brilhantes tiradas. Gostei particularmente do final alternativo do "América Proibida", uma espécie de Miami Vice, versão contribuir para o crime, em vez de acabar com ele :P

Ok, sugestões, sugestões...

Que tal o "Brokeback Mountain"? (e atenção que eu amo este filme) O Ennis e o Jack descobrem que a Alma andava a segui-los e que ela, na verdade, não estava chateada. Queria, aliás, um ménage à trois. E quando o público estivesse entusiasmado a pensar "Eh lá!", eles apareciam na casa que passavam a partilhar a fazer... limpezas a três!

Fraquinho eu sei, mas não me ocorreu melhor.

Ou então, "Sleepless in Seatle" - não me lembro do nome em português, peço desculpa. O Sam, todo contente. "Uma moça tão gira interessada em mim e que vem ter comigo de NY só para me ver..." Mas ela, afinal, vai lá, dá-lhe ainda mais esperanças durante uns meses e, quando finalmente estão no altar, no momento de dizer "aceito", ela diz "Smile! You're on Candid Camera", altura em que o puto começa a chorar e a soluçar, enquanto grita "I wanted a new mommy!"

E pronto, não me lembro de mais nada :D

Tari disse...

Como realizador o melhor argumento vai para..."Jurassic Park".

O óscar de prata (LOL) vai para..."Um porquinho chamado Babe" e o de bronze vai para "Sexto Sentido".

No caso do Titanic concordo plenamente contigo. Que terror de filme.
Os restantes filmes com finais alternativos merecem uma menção honrosa.

Quanto a ideias...aguardo as vossas :P

Beijocas**

Woody disse...

lothlorien

Seria engraçado, um skin head e um afro americano formarem um buddy movie... Seria uma dupla bastante improvável, principalmente se o skin head continuasse skin head e se tivesse que apresentar o seu amigo negro aos seus amigos... Seria um bom momento de comédia de embaraço...

Essa sugestão do "Brokeback Mountain" está muito boa! Uma versão feminina daquela máscula expressão "se a minha namorada me traisse com uma mulher nem me importava, juntava-me às duas"... Era capaz de funcionar!

Sobre o Brokeback Mountain achava piada que a personagem do Heath Ledger fosse um pouco diferente, em vez de um cowboy, poderia ser o Joker, o que funcionaria mesmo que o Jake Gyllenhall continuasse a ser cowboy. Mas perfeito, perfeito era se o Brokeback Mountain, em vez de ser protagonizado por cowboys, fosse protagonizado por vilões do Batman. Era engraçado ver uma relação homossexual entre o Joker e o Pinguim... Era capaz de chocar, mas as cenas de sexo prometiam!

Esse fim para uma comédia romântica era genial! Em vez do "smile, you're on Candid Camera" sugeria o Ashton Kutcher sair de trás do padre a dizer "You're punk'd". Aliás, acho que há poucas comédias românticas com esse tipo de finais...

Faltam comédias românticas a acabarem com um dos dois a ter uma trombose... Eu, pelo menos, nunca vi...

Devo salientar que gosto da maioria dos filmes que referi, mesmo o "A Vida é Bela" e, principalmente, o Fight Club e o América Proibida. Do Música no Coração e do Titanic não gosto mesmo nada.

Beijinhos

Tari

O Titanic foi mesmo muito sobrevalorizado... Enfim... Admito que tecnicamente não seja tão mau, mas a mim irrita-me muito...

beijinhos**

Anónimo disse...

Bem visto, um casamento Punk'd seria bem mais giro. Oh, eu gosto do Música no Coração, só não consigo vê-lo todos os santos Natais... O Titanic é daquelas coisas: encheu salas na altura, arrebatou prémios e corações, e 10 anos depois toda a gente o nega lol Eu gostei na altura, mas nessa época era uma miúda de 13 anos e obviamente agora já não acho piada nenhuma, é dramalhão de longa duração. Mas ao menos admito que já gostei. Vá, admite lá! :P

Woody disse...

Nunca gostei do Titanic e lembro-me de nem sequer o ter conseguido ir ver ao cinema tal a loucura… Achei piada ver o James Cameron no Entourage a referir que tinha feito o filme para fazer chorar adolescentes… Agora, não sei se vi mesmo isto ou se sonhei… Acho que é uma história de amor banal, num ambiente de catástrofe… Algo que funcionaria bem na ponte de Entre-os-Rios ou no submarino Kursk… Há uma parte do filme que eu gosto que é quando o barco se parte e um passageiro, a meio do seu trajecto de queda, embate numa hélice do navio mudando-lhe a trajectória… Acho que está muito bem feito! Mas são só 2 segundos… A sério que nunca gostei do filme!

O Música no Coração odeio mesmo! Se calhar é porque, na primária, fui a Espanha fazer uma coreografia, vestido de calções amarelos com suspensórios e com um daqueles chapéus alemães que eles usam quando estão a beber cerveja (à Baviera, penso eu…), de uma música do “Música no Coração”…

“Dó, eu sinto por quem chora.
Remo, sempre com prazer.
Minha linda pequenina.
Faz, em tudo o seu dever.
Sol, vem dar-me o teu calor.
Lá do céu vem todo o bem.
Simplesmente com amor.
Vamos nós cantar também!”

Ainda sou assombrado por esta música… É o que dá ter professores salazaristas com tendências germanófilas… Andámos semanas a ensaiar este espectáculo deprimente! De maneiras que tenho um ódio descomunal ao maldito filme!

Unknown disse...

Alô!

Gostei especialmente da ideia do parque de humanos para as crianças dinossauros conhecerem o mundo extinto dos humanos... mas acho que já foi tentado... acho que s echamava Big Brother ou algo semelhante :P

Um abraço,

Ana Ramos

Lu.a disse...

"Um Velociraptor, prestes a comer uma criança, olha bem para ela e sente uma compaixão tal que não consegue concretizar a refeição."...loooooooooolllll! Isso é que é imaginação Sérgio!!

Pá, não digas mal do Fight Club, está entre os meus filmes favoritos de sempre! Em relação ao Titanic, não podia estar mais d acordo, o Leonardo Di Caprio devia morrer ao fim de 3 minutos de filme e poupar-nos aquele desemprenho miserável que tem no filme!

Woody disse...

Olá Ana!

Não me tinha importado de pôr um Tiranossaurus Rex dentro da casa do Big Brother... Tinha um bocado pena do animal, por ter que aturar pessoas como o Marco (o do pontapé)... Mas dava outro interesse ao programa...

beijinhos

Luísa

Quase tanta imaginação como o grande Nicholas Sparks, não? :p Como tu sabes, a minha maior referência e o irmão mais velho que nunca tive...

O Fight Club também está entre os meus favoritos de sempre! Desta lista é o meu preferido... Que piada é que tem estar sempre a gozar com os mesmos alvos?

É engraçado mas o DiCaprio tem-se redimido nos últimos anos... Tenho gostado da maioria dos filmes que vejo com ele... "Bradpittizou-se" e fez-lhe bem! Deixou de ser apenas um sex symbol para ser um bom actor...

Anónimo disse...

Ok, tenho um projecto bloguístico para ti: exorcizares os teus demónios, publicando uma foto tua nessas vestimentas e contando a história ao mais ínfimo pormenor. Boa?

Ah, e essa das lentes asiáticas era óptimo, mas continuo sem saber se já existem. Daí a minha dúvida existencial :P E sim, dava-me jeito, ainda que eu não tenha olhos asiáticos. Tenho algumas características, só isso ;)

Woody disse...

Acredita que faria isso com todo o gosto até porque, normalmente, aquilo que sugeres eu cumpro :p mas os calções amarelos já não me devem servir :)

Não há muito para contar para além de, na altura, já não estar muito entusiasmado com a ideia...

"Ah e tal, vamos fazer um intercâmbio a Espanha" (até aqui tudo bem) "...e vamos obrigar-vos a fazer uma coreografia do "do-ré-mi-fá-sol", vestidos de tiroleses!" (mas porquê? Só se for para torturar os espanhóis!)

E agora que penso nisto, a única vez em que fui "lá fora" representar Portugal foi para cantar/dançar esta música... É bom que entremos em guerra nos tempos que se avizinham para eu poder compensar esta grave falha! Para, ao menos, poder representar o meu país à homem!

Já tínhamos planeado um joguinho de futebol com os espanhóis mas não houve tempo por causa do raio das actuações...

A sério, até fico nervoso só de pensar nisto!

Se não existirem as tais lentes é uma ideia boa para um negócio... O entusiasmo de milhões de chineses/japoneses/coreanos/pessoas com características asiáticas a descobrirem o fantástico mundo das lentes de contacto era coisa para dar bom dinheiro...

Anónimo disse...

Ok, parece-me assustador. Mas continuo sem perceber porque é que foram a Espanha. És de Ovar! Se fosses da Guarda, "Meninos, de visita de estudo, vamos a Salamanca", até entendia. Ou estou muito lenta ou realmente não chego lá. Com a graça de Senhor, nunca fui "lá fora" representar Portugal :P

Anónimo disse...

Gostei da ideia que dás para o 6º sentido. É engraçada e se calhar até funcionava, mesmo se o objectivo não fosse transformar o filme numa comédia.

É uma pergunta desnecessária, mas estes são os filmes da tua vida, não?

Mary Silva disse...

Ohh não acredito que não vais partilhar connosco como foi que descobris-te que o coelho é uma ave...
Sinceramente, lol fiquei curiosa à cerca dessa tua teoria :) vá lá conta lá
Beijinho ;)

Woody disse...

lothlorien

Apesar de bafienta a minha escola primária levou-nos a Espanha! Infelizmente obrigaram-nos a fazer aquela triste actuação... E gostaram tanto que obrigaram-nos a repetir a gracinha,várias vezes... Volta e meia lá tinha eu que ir ao baú buscar a porcaria dos calções amarelos... Lá íamos nós marchar e cantar ao som de um órgão daqueles com bateria para marcar o ritmo...

Pelo menos posso dizer que já fui lá fora interpretar a versão portuguesa de uma música de um musical... pode ser que um dia também tenhas essa sorte :p

beijinhos*

info excluído

Era capaz de funcionar como uma metáfora da alienação e da solidão humana. Uma personagem que, apesar de não estar mesmo morta, vive como se estivesse e faz os outros acreditar que está até tem a sua profundidade... Este conceito bem trabalhado podia dar alguma coisa... As coisas que eu faço sem querer...

Não são os filmes da minha vida. Foram os primeiros de que me lembrei... Mas todos eles me me marcaram, de certo modo, principalmente o América Proibida e o Clube de Combate. Não gosto do Titanic, nem do Música no Coração. Também o Sexto sentido não é o meu filme preferido do M. Night Shyamalan, gosto mais do Unbreakable e da Vila...

Mas estes filmes estão todos tão enraizados na cultura popular que foram dos primeiros que me vieram à cabeça num exercício mental que fiz na viagem entre a casa e o trabalho... Entretanto já me lembrei de mais alguns, porque isto de adulterar filmes é engraçado, daí a minha sugestão aos "leitores"...

Mary

Não é uma teoria é realidade... Infelizmente não posso partilhar porque, desse modo, estaria a pôr-vos em perigo :p E a última coisa que eu quero é ficar com esse peso na consciência...

beijinho*

Iris Restolho disse...

Não sei por onde andava que não vi este post.

Humm! Devia de andar cega de raiva por causa da entrega dos oscars...

Sabes o que gostei mais do Titanic? Do momento de desenhos animados, cada vez que mostravam o barco visto de cima, com os bonecos digitais a passearem pelo convés. Divinal. Vou contar-te um segredo, mas não digas a ninguém, saí do filme ainda antes do intervalo. E só voltei a ver um filme do Leo do princípio ao fim com o Diamante de sangue.


Finais alternativos...sim eu sei que venho tarde, mas vou deixar pelo menos um...

Snacth:

o Mickey O'Neil (Brad Pitt) e o Turkish (Jason Statham) no fim juntavam-se a um show itinerante
de Luta e faziam um show coordenado onde faziam um streap tease semelhante ao que Jason faz no Transporter 3.

Seria um excelente fim. Está bem, só para as raparigas, mas que seria divinal, seria.