terça-feira, 17 de março de 2009

Os Linces da discórdia


Segundo a Igreja Católica espanhola a vida humana está menos protegida do que a vida do lince ibérico. O que é que eu posso dizer perante isto? É verdade! É incrivel a quantidade de linces ibéricos que vemos aí todos os dias. É impossível irmos a um shopping ao domingo sem nos cruzarmos com centenas (milhares?) de linces ibéricos vestidos de fatos de treino, seguidos pelas suas irritantes e asquerosas famílias. A típica filinha de crias ranhosas e histéricas que nos invadem os restaurantes aos berros, impedindo-nos de saborear calmamente o nosso vol au vent. E ai de quem diga alguma coisa aos senhores linces ibéricos? Levam logo com uma rosnadela!

E isto para não falar da quantidade de seres humanos que estão a ficar sem emprego por causa dos linces ibéricos. Senhores empregadores, como é que é possível? Eles nem sequer têm polegar oponível!

E a maneira como os linces ibéricos se comportam no cinema? Sempre a comentar o filme para o lado, muitas vezes a revelarem o fim (porque provavelmente o viram numa cópia pirata, demonstrando uma completa falta de respeito pelos direitos de autor) e a mastigar ruidosamente as suas pipocas, impedindo todos os civilizados humanos de verem os seus filmes sossegados. Filmes esses realizados por humanos... Nunca vi nenhum lince ibérico a dar cartas na cultura... Isto porque provavelmente são inferiores a nós geneticamente (ops! Polémico demais... Felizmente tenho a igreja católica espanhola do meu lado!).

Fico chocado com a quantidade de linces ibéricos que andam a viver à custa dos nossos impostos. Um ser humano passa a vida a trabalhar e a dar no duro, para sustentar a sua família e para poder dar condições dignas aos seus filhos enquanto um lince ibérico prefere viver de subsídios que, invariavelmente, estoura no alcóol, enquanto o número de filhos aumenta proporcionalmente com o valor do cheque da Segurança Social.

Andamos a sustentar toda uma geração de linces ibéricos, convencidos que é obrigação dos humanos dar-lhes dinheiro, casa e comida. E qual é a paga? As crias deles crescem, para bater nos nossos filhos na escola e para lhes roubar o dinheirito que nós lhes damos para comprarem um croissant no intervalo. Isto é muito grave... Os linces ibéricos andam a roubar os croissants dos nossos filhos!

Felizmente existe a Igreja católica espanhola para nos alertar para estas coisas... Não sei o que faria sem a Igreja católica espanhola. Sinto-me tão em dívida para com eles que vou começar a ir à missa a Badajoz. A partir de hoje, as minhas esmolas vão todas directamente para a Igreja católica espanhola, Ao contrário da Igreja católica portuguesa que anda mais preocupada em proteger as nossas jovens dos muçulmanos, a Igreja Católica espanhola levanta problemáticas bem mais actuais e ancoradas na nossa realidade: o dano que os linces ibéricos estão a fazer à nossa sociedade já é quase irreparável, se não agirmos cedo não sei o que poderá acontecer...

Continuam cépticos? Vejam lá o que aconteceu ao meu amigo Serafim. A sua filha, de apenas 16 anos, e em quem o Serafim investiu muita esperança e dinheiro em colégios internos, num belo dia resolveu aparecer em casa grávida de um lince ibérico. Vocês não imaginam o drama! Ele bem tentou que ela abortasse, mas todos sabemos como a sociedade protege a vida do lince ibérico e entre burocracia e ameaças de prisão não o conseguiu fazer. Hoje tem um bebé híbrido em casa, meio homem, meio lince ibérico, o pai pirou-se e não paga a pensão alimentar e a miúda, a quem se augurava um grande futuro, tem a vida destruída. Escusado será dizer que não tem muitas expectativas em relação ao puto, o Wolverine, que é tão fácil de aturar como uma gata que está todos os dias com o cio... Raro é o dia em que ele não chega todo arranhado ao trabalho...

É preciso fazer alguma coisa! Não é que eu seja racista... Até já conheci linces ibéricos impecáveis... O meu jardineiro é um lince ibérico e não tenho nada a dizer, inclusivamente é o primeiro a sentir-se mal com a imagem que os seus camaradas deixam. É o primeiro a controlar o ronron para ninguém perceber que ele é um lince ibérico, apesar de aquele bigode não enganar ninguém...

No tempo do Salazar até dava gosto andar pelas ruas de Portugal, todas bonitinhas, todas arranjadinhas, flores nas varandas... Agora, desde esta invasão de linces ibéricos, está tudo destruído. As paredes cheias de marcas de unhas (queria vê-los a afiar as unhas nas paredes das casas deles), os semáforos cheios de linces ibéricos a quererem limpar-nos o pára-brisas (não só fazem um mau serviço como ainda nos arranham os vidros), a impossibilidade de andar à vontade na rua sem o medo de ser atacado a qualquer momento por um lince ibérico (já não saio de casa sem a minha pistola de tranquilizantes)...

Enfim, se têm algum respeito pela vida humana, apoiem a Igreja católica espanhola nesta iniciativa. Eles que já tinham acertado na mouche com aquilo da Inquisição. Eles que não têm medo de pôr o dedo na ferida. Essa ferida grande, maligna, viscosa e nauseabunda que é o lince ibérico.

19 comentários:

Anónimo disse...

Toda a gente tem direito à sua opinião.
Toda a gente tem direito até a odiar aquilo ou aqueles que bem entende.
Mas não me parece que seja uma boa via.
O caminho do ódio, caro Woody, passa sempre pela intolerância para com o Outro, e muitas vezes causa efectivamente mal ao Outro.
E isso pode dar prazer a quem odeia, mas duvido que dê felicidade.
um abraço

Sara disse...

Ei! Um lince ibérico comentou o teu blog! São sempre os mesmos estes linces ibéricos... a deixar comentários anónimos nos blogs. tssk tssk


off topic: Já viste o filme? Watchmen? Sempre que vejo a tua imagem de apresentação penso nisso :P Não no facto de teres visto ou não o filme, mas no comics e no filme em si... :P

Woody disse...

AOL

Concordo plenamente com tudo o que dizes.

Relativamente ao post em si só posso acrescentar que o meu objectivo não era pregar o ódio contra o lince ibérico, igreja católica ou qualquer grupo étnico...

O objectivo era apenas brincar com uma situação da actualidade, referindo-me ao lince ibérico como qualquer fascista se referiria a um imigrante ou a uma minoria étnica, posição aburda que repudio e que pretendi ridicularizar aqui.

Agradeço o conselho/lição de ética universal, apenas pelo seu valor e por representar algo em que acredito e defendo, não por ser algo que considero como defeito que tenho que colmatar.

Abraço

Iris Restolho disse...

Igreja Católica Espanhola, são 3 palavras que me fazem arrepiar tanto como a imagem de duas mulheres a amarem-se fisicamente.... acredita é um grande arrepio...

Mas não é que acertaram?!

Malditos linces, sobretudo os que vão ao cinema, sempre a ronronar e a mastigar... que irritante e nos?! Nós pobres humanos, tão desprotegidos fisicamente perante eles, nem sequer lhes podemos fazer frente, porque eles sao musculos rápidos, olfactos sobredesenvolvidos, olhos que vêm mais que os das águias e dentes e garras que metem qualquer canivete de Macgyver numa algibeira de tão afiados que estão.

Por isso mantemo-nos quietinhos, sossegadinhos e sem incomodar nenhum ronronar mais indiscreto, pois a nossa vida não está protegida, nem pela lei do criador, nem pelas nossas próprias leis.

Sempre podemos apelar às armas de fogo... mas nao creio que sejam solução, que tão má é a pontaria que costuma andar por aí, que o mais provável seria a vida humana, definhar ainda mais, porque os linces.. esses são tao rápidos que até das balas fogem...


Fora a brincadeira...os linces devem ser protegidos tanto como a vida humana Quando o mundo foi gerado, foi gerado com todos nós. Aguma razão deveria haver... não achas?!

Iris Restolho disse...

Já agora antes que um lince venha comentar o meu comentário, nao tenho nada contra mulheres que se amam, apenas é uma imagem que me arrepia.

Todos temos as nossas...

Anónimo disse...

Passou-me ao lado a ironia :(
Mas se reparares a tua alegoria acaba por ser a realidade de tanta gente!

Conheces a experiência real "Terceira Vaga"? Ou o recente filme alemão "A onda" (Die Welle), baseado nessa experiência?
É assustador constatar o fascismo latente na sociedade.
E o ódio é o seu melhor terreno.

um abraço

Woody disse...

Iris

Não acho que a vida dos linces deva ser tão protegida como a vida humana...

Por muito que goste de animais não me posso abstrair do facto de os comer todos os dias... Seria hipócrita se dissesse que não valorizo mais a vida humana... E valorizo mesmo.

AOL

A facilidade com que o Homem adere ao totalitarismo sempre foi algo que me assustou. Acredita que é uma das questões que mais me atormenta...

Experiências de psicologia social com o a da Stanford prison e a experiência dos choques de Milgram demonstram a facilidade com que a maioria das pessoas aderem ao conformismo.

Não sei exactamente a percentagem, mas no caso da experiência de Milgram a maioria das pessoas, escudando-se em ordens de alguém superior era capaz de matar uma pessoa administrando-lhes choques com uma voltagem gradualmente mais alta...

Dá que pensar.

Assim como a cegueira do que afectou toldou a visão de quase todo o povo alemão durante o nazismo.

Em termos pessoais, pude constatar na minha experiência com a praxe a facildade com que as pessoas aderiam a um ideal pouco significativo e acabavam por fazer coisas que em situações normais não fariam.

Acho tudo isto muito assustador e já o expressei em alguns posts (ironicamente e não só).

Volta sempre!

abraço

Anónimo disse...

Também concordo que devamos comer todos os dias e eu adoro carne e peixe e tudo aquilo que for comestível, podes ter a certeza... mas não concordo que com o nosso estilo de vda, acabemos com o território daqueles que há muito cá estavam e que nem sequer fazem parte da nossa cadeia alimentar.

O homem é invasivo e destruidor e isso é algo que deve ser controlado, para o bem do nosso eco-sistema, para o bem de todos nós.

Iris

Lu.a disse...

Mas alguém ainda liga ao que a Igreja católica diz acerca do lince Ibérico ou de outra treta qualquer???
E a Igreja Católica Espanhola tem cá uma moral do c****** para falar do valor da vida...YOU CAN ALWAYS EXPECT THE SPANISH INQUISITION!

Anónimo disse...

Ah, já eu gosto muito do lince ibérico. Ultimamente, ando com uma paixoneta por um. Tentei lutar contra o sentimento, mas aqueles olhos intensos e profundos foram mais fortes q eu. Lanço por isso um apelo: deixem os linces em paz, eles também são gente. Claro, há linces maus, tal como há pessoas más. Deixem-me criar um ninho de amor com o Evandro sem termos medo de represálias!

Sara disse...

Lothlorien filha, não te metas nisso! Casa-te antes com o Joaquim da mercearia que para além de ser muito bom moço ainda é uma bom partido! :P

Anónimo disse...

Achas? Mas diz que o Joaquim é um bocado rabo de saias... Ao menos o Evandro só tem olhos para mim =P

Ominona disse...

Grnd post;)

Já tinha feito há uns tempos um post a aplaudir a iniciativa do nosso governo com o Espanhol ao criarem cativeiros para a procriação e preservação da espécie. É a espécie dos felinos que está em maior perigo de extinção e uma anormalidade que venham dizer algo assim.

off topic: tal como a The Queen, também fiquei a pensar se já tinhas visto o filme watchmen. Eu vi e adorei. Estive ausente da blogoesfera e agora lembrei me vir ver se tinhas comentado sobre o filme.
Abraço

Sara disse...

Isso diz a menina! que eu bem vi o evandro a fazer olhinhos à kaliandra, aquela fresca... LOL

(woody descansa que a novela para por aqui :P)

Woody disse...

Iris

Concordo plenamente! Isto não é só nosso...

Lu.a

A Inquisição também já foi há algum tempo :p Mas é uma situação que causa revolta!

lotholorien e The queen

Desculpem invadir a vossa novela mas estou inclinado a concordar com a rainha...

Um lince ibérico nunca é um bom partido... A sua rebeldia e marginalidade pode ser incrivelmente sedutora. Mas tudo isto é uma capa para algo ignóbil.

Lothlorien, dá uma hipótese ao Quim. Ele gosta de ti a sério. Só é mulherengo porque sente que nunca te terá a sério. É um bom partido...

Anónimo disse...

O Quim pode gostar de mim a sério, mas ñ consigo confiar nele... Vou é averiguar essa situação da Kaliandra, ñ estou a gostar nada disso.

Pronto, já acabou. Mas foi giro =P

Sara disse...

só mais uma e acaba. Lotholorien, não fiques com o Joaquim ou com o Evandro. Quero.te só para mim, as duas juntas a promenarmo-nos pelas routes de paris de frança enquanto comemos baguettes com duas tranches de formage :D


ok agora acabou mesmo! lol

Anónimo disse...

Ahahahahahahahah É já!! :D

ZicKroft disse...

Muito boooommm! A analogia é simplesmente sublime.

E em relação a todos os comentários que aqui li, só tenho a dizer isto: ás vezes perdemos em ser sérios demais. Sejam felizes, critiquem, sejam irónicos.